Serra da Estrela

Toponímia – Jorge Mendes, benemérito torroselense, perpetuado com o nome numa rua de Coimbra

23-10-2012 17:14

O Diário As Beiras publicava em 14 de Janeiro de 2008 a notícia do descerramento das placas toponímicas, “que vão perpetuar os nomes de Raul Reis Carvalheira, Jorge Mendes, Maria Linda, Scipião Simões de Figueiredo, Jaime Dias e Ernesto Lucas”.

Mais adiante podemos ler que, “com a cerimónia de descerramento de seis placas toponímicas, no sábado, as ruas da freguesia de Santa Cruz ficam totalmente baptizadas”.

Mário Nunes, presidente da Comissão Municipal de Toponímia, afirmou ao Diário As Beiras,

“que de forma simples, pretendeu-se homenagear seis beneméritos que contribuíram para o

enriquecimento de Coimbra e que muito deram à cidade, ao país e à sociedade em que estavam inseridos”.

“Comerciante, Jorge Mendes, foi um dos principais impulsionadores do Comércio da Praça Velha. Nunca negava emprego a quem lho pedisse. A sua loja funcionava como um centro de formação, onde passaram centenas de jovens. A vertente de benemérito levou-o a ajudar obras de âmbito social na cidade”.

Por: A. Madeira

 

A Redação do site informa:

IPG promove Fórum sobre Toponímia da Guarda

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) está a organizar um Forúm sobre Toponímia que terá lugar na cidade mais alta do país no dia 30 de outubro. Com esta iniciativa a academia pretende contribuir para um melhor conhecimento da cidade; dos valores históricos, culturais, sociais, religiosos e políticos a ela associados. O IPG pretende incrementar um estudo/divulgação através de diversificadas e distintas perspetivas que, globalmente, propiciem uma Guarda da memória. A organização refere que «a toponímia assume-se como referência dos valores históricos, culturais de cada lugar e memória coletiva de factos, personalidades, tradições ou legados identitários». Os interessados em participar devem efetuar a sua inscrição (gratuita mas obrigatória) aqui, onde está também disponível o programa. Os trabalhos vão decorrer no auditório dos serviços centrais do Instituto Politécnico da Guarda, a partir das 9h30.

Voltar

Procurar na página

OP© 2012 Todos os direitos reservados.