Serra da Estrela

O jogo de Salazar, A Politica e o futebol no Estado Novo...um livro de Ricardo Serrado ilustre Torroselense

14-02-2012 21:39

Ricardo Serrado, é filho de Fernando Serrado e da conterrânea Eduarda Fontes Serrado,  dedicados torroselenses que visitam a nossa terra com muita assiduidade.
«Futebol, Fátima e Fado não foram uma obra do regime “mas um impulso cultural” e o “refúgio” de um povo angustiado, defende Ricardo Serrado. O historiador e autor do livro O Jogo de Salazar – A Política e o Futebol no Estado Novo garante que nunca houve um plano de instrumentalização da modalidade por parte dos dirigentes salazaristas. Pelo contrário, ele acredita que o regime tinha algum receio do desporto mais popular do mundo.»

Ricardo Serrado, nasceu em Lisboa em 1980, é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em História Contemporânea pela FCSH, da Universidade Nova de Lisboa.

 

Desde cedo que incidiu a sua área de estudo para a história do desporto, em geral, e do futebol, em particular, onde tem desenvolvido vários trabalhos e artigos pioneiros sobre essas temáticas. Ricardo Serrado destaca-se, sobretudo, por ter sido o primeiro historiador em Portugal a fazer, por impulso do mestre António Matos Ferreira, uma ligação nunca antes realizada no mundo académico – futebol e historiografia.
Neste momento está a coordenar um pioneiro e ambicioso projecto de investigação científica subordinado ao tema História do Futebol em Portugal – Uma Análise Social e Cultural. É, também, investigador do Instituto de História Contemporânea da FCSH, UNL, e do Centro de História da FLUL, sendo, ainda director do recém-criado Centro de História do Futebol e do Desporto.

Por: A. Madeira
Fonte: oficinadolivro.blogs.sapo.pt
Voltar

Procurar na página

OP© 2012 Todos os direitos reservados.