Serra da Estrela

Mensagem de Natal

21-12-2012 11:43

Enquanto editor do site de Torroselo não posso deixar passar esta ocasião em que se comemora o Natal sem vos deixar uma palavra a todos os Torroselenses e amigos de Torroselo. Os tempos que correm como todos sabemos e sentimos são tempos de crise, de aperto de cinto, de aumento do custo de vida e de estagnação dos salários e das pensões. Nas aldeias é nestes tempos que se vê a amizade entre vizinhos e conterrâneos fortalecendo-se os laços e as relações. Nas aldeias se alguém precisar de uma peça de roupa para se agasalhar haverá sempre alguém que a dê. Nas aldeias se alguém estiver a passar mal haverá sempre alguém que dê um prato de sopa. Nas aldeias se alguém precisar de uma palavra de conforto haverá sempre alguém por perto. Nas cidades isto não é bem assim. Viver numa aldeia como é a nossa nesta altura Natalícia estes sentimentos e gestos de ajuda acentuam-se mais. Viver numa aldeia como é a nossa neste tempo de Inverno tendo a beleza da Serra da Estrela como pano de fundo torna-se algo mágico, frio, bonito e quem sabe…branco imaculado do cair da neve que torna esta quadra maravilhosa por aqui. Quantos é que vão trocar as cidades pelas aldeias neste Natal? Serão muitos milhares com certeza e porquê? Meditem e cada um por si obterá a resposta. Viver na nossa linda aldeia não significa estar longe dos grandes centros. Por aqui também cá temos tudo o que existe nos grandes centros, tudo o que faz falta para o dia-a-dia mas cada vez mais há falta de pessoas e essa é que é a grande perda desta aldeia mas também das outras. Recordo-me de toda a gente que vivia por exemplo na avenida da Beira aqui em Torroselo. Era a Aninhas, era o Abilio, era a Carminha e a Leninha, era a Antoninha, era o Ernesto e a Fininha…Hoje as casas estão vazias. Fazem-nos falta essas pessoas e outras que já partiram e que nesta época devemos relembrar. Natal significa nascimento mas cada vez há menos nascimentos e esse é que é o grande problema da humanidade em geral e do País em particular. Somos cada vez mais a receber e cada vez menos a descontar. Sem me querer alongar muito mais nesta mensagem quero para finalizar deixar uma mensagem de esperança e que todos, muitos ou poucos que vivem nesta linda aldeia se deêm como família se deêm como comunidade. A TODOS DESEJO UM FELIZ E SANTO NATAL.

Luis Silva

 

 

Origem do Natal e o significado da comemoração

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal. As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal. Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

 

A Árvore de Natal e o Presépio

 

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período. Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta. Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança. O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII.

Voltar

Procurar na página

OP© 2012 Todos os direitos reservados.