Serra da Estrela

Inauguração da estação de correios em Torroselo foi em 31 de Março de 1964

23-05-2012 23:01

Com a presença de numerosas altas individualidades, vai inaugurar-se no próximo dia 31, nesta localidade, a estação dos correios - iniciativa que, patrocinada por um benemérito, sr. António Caetano Mendes, se fica a dever ao devotado interesse e  bairrismo do rev.padre  dr. António Alves de Campos, filho muito ilustre desta terra".
Começava assim, a notícia que A Comarca publicava em de 31 de Março de 1964.

 Na edição de 4 de Abril, vamos encontrar uma larga reportagem sobre esta inauguração, enviada para este jornal, pelo seu correspondente na Chamusca.

Torroselo, risonha povoação do concelho de Seia, (...) realizou, com toda a pompa, a inauguração do magnifico edifício dos CTT, com a honrosa presença de altas individualidades (...).
A inauguração foi presidida pelo sr. presidente da Câmara Municipal de Seia, Joaquim Fernandes Ferreira Simões que, representava o sr. Governador Civil da Guarda. Presente muito povo, bem como a filarmónica e o rancho estrela de alva.
Na sessão solene começou por falar o rev. padre António Alves de Campos, e que começou por "agradecer e prestar homenagem ao sr. presidente da Câmara de Seia, recordando o interesse de s. exª pelos problemas do abastecimento de água à povoação, a criação da Casa do Povo, (...) e da escola primária.
(...) Mais adiante, agradeceu ainda ao sr. dr. Mota Veiga, o carinho com que sempre acompanhou os torroselenses.
Em seguida, o sr. professor Luís Gonzaga Alves Martins saudou e agradeceu ao sr. presidente da Câmara, e ao sr. José da Costa Cabral a obra da estação dos correios, pedindo para que estas duas entidades sejam considerados filhos honorários de Torroselo.Saudou também o rev. padre António Alves de Campos.
Por fim, falou o sr. presidente da Câmara, que começou por agradecer " a carinhosa recepção do povo de Torroselo, agradecendo (...) as palavras cativantes do rev. dr. Alves de Campos e a generosidade do sr. Caetano Mendes, por ter financiado a construçao do edificio com 250 contos. Agradeceu também ao sr. José da Costa Cabral  pelos seus esforços para que a estação dos correios viesse a ser uma realidade e pediu um minuto de silêncio pela memória do saudoso Luís de Albuquerque Pimentel recentemente falecido, que foi vice-presidente da Câmara de Seia.(...) Terminada a sessão, levantaram-se novamente vivas ao sr. presidente da Câmara, rev. dr. Alves de Campos, José da Costa Cabral, (...) e a Portugal.
Em seguida, na Casa do Povo, foi servido um «copo de água», em que tomaram parte mais de 100 pessoas.

Fonte: A Comarca de Arganil, 4 de Abril de 1964

Por: A.Madeira

Voltar

Procurar na página

OP© 2012 Todos os direitos reservados.