Serra da Estrela

Figuras Torroselenses. Alfredo Vaz Pinto

23-01-2012 21:44

 

Hoje vou recordar uma figura ilustre que, embora não tenha nascido na nossa terra, a ela estava ligado pelo casamento com a Senhora D. Maria Luísa de Albuquerque da Costa Brandão. Na década de 70 teve lugar na capela do Solar da Família Costa Brandão o casamento de uma sua filha, estando presente o Prof. Marcelo Caetano, então Presidente do Conselho de Ministros.

Alfredo Vaz Pinto na toponímia cascaense

O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, António d'Orey Capucho, estará presente, no próximo dia 5 de Setembro, às 18H30, na cerimónia de descerramento da placa toponímica na Rua Eng.º Alfredo Vaz Pinto, em São João do Estoril.

No dia próximo dia 5 de Setembro, Alfredo de Queiroz Ribeiro Vaz Pinto completaria um século de vida, efeméride que a Câmara Municipal de Cascais e a Junta de Freguesia do Estoril fazem questão de assinalar.Desta forma fica perpetuado na toponímia do concelho um ilustre munícipe que marcou profundamente o seu tempo através das acções que desenvolveu e dos acontecimentos em que participou ao longo da sua vida de exemplo permanente.

BREVE NOTA BIOGRÁFICA
Alfredo Vaz Pinto nasceu em 5 de Setembro, em Arouca. Estudou no Porto e licenciou-se em engenharia electrotécnica pela FEUP em 1927.

Foi secretário do Dr. Antunes Guimarães ministro do Comércio e Comunicações (1930 a 1932) e Inspector dos Armazéns Gerais Industriais do Ministério do Comércio e Indústria.
De 1933 a 1937 ocupou a cargo de administrador-adjunto dos CTT.
Em Outubro de 1937 assumiu as funções de administrador-delegado da Companhia Portuguesa Rádio Marconi tendo sido eleito, em 1941, presidente da mesma companhia, lugar que desempenhou até 1968.
Foi nomeado, em 1959, presidente do Conselho de Administração da TAP, Companhia dos Transportes Aéreos Portugueses, onde permaneceu até 1973.
Entre 1968 e 1970 interrompeu o seu mandato, para assumir as funções de Ministro de Estado Adjunto do Presidente do Conselho, tendo regressado à TAP onde se manteve até 1973.
Foi Presidente do Conselho de Administração (1973 a 1974) e Presidente da Mesa da Assembleia-geral (1974 a 1976) da Shell Portuguesa.
Desde 1958 é Cavaleiro da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, tendo sido nomeado Lugar-tenente em 1971, pelo Grão Magistério Cardeal Maximilien Furstenberg.
Em Junho de 1967, foi-lhe concedida por Sua Santidade o Papa Paulo VI a Comenda com placa de São Gregório Magno.
Foi agraciado pelo Presidente da República de Portugal com os títulos de Grande Oficial da Ordem de Mérito Agrícola e Industrial, em Julho de 1964, e de Grande Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique, em Junho de 1967.
Em Portugal foi igualmente agraciado por diversas entidades da vida económico-social, por serviços relevantes prestados à comunidade
Alfredo de Queiroz Ribeiro Vaz Pinto recebeu do Governo Brasileiro o título de Grande Oficial do Cruzeiro do Sul, Julho de 1967.
Foi ainda agraciado com diversos títulos de cidadania, designadamente os de Cidadão Paulistano (1963), Cidadão do Estado de Guanabara (1964), Cidadão de Pernambuco (1967), Cidadão de Belmonte (1967).

NOTA: A Rua Eng.º Vaz Pinto situa-se na Estrada da Alapraia, (rotunda da Escola Secundária de São João do Estoril)
Fonte: https://www.cm-cascais.pt/
Por: A. MADEIRA
Voltar

Procurar na página

OP© 2012 Todos os direitos reservados.