Serra da Estrela

Figuras de Torroselo. HERCULANO MENDES DE UNHÃO

20-01-2012 21:45

Hoje é a vez de lembrar um grande Homem, um Torroselense apaixonado pala Banda que viveu sempre obcecado pelo bichinho da Filarmónica e do Grémio.
Trata-se de Herculano Mendes de Unhão. Um homem simples, bom e muito sério que procurou nas paragens longínquas das terras de Santa Cruz (Brasil) a sorte que, na nossa terra, lhe foi madrasta. Após Vários anos no Rio de Janeiro, onde trabalhou como alfaiate, regressou definitivamente a Portugal e à sua terra Natal para se dedicar de alma e coração ao Grémio e à Banda Musical. Em ambas as Associações gastou muitos anos da sua vida, desempenhando o cargo de tesoureiro da Direcção. O seu papel na Filarmónica foi de tal entrega que chegou a despender com ela parte das economias que tinha conseguido amealhar. Durante um longo período de tempo desempenhou as funções de Regedor, lugar para que foi nomeado devido à sua postura publica de homem integro e respeitável.
Morreu pobre e com manifestas carências do ponto de vista alimentar. Não obstante, deixou-nos uma grande herança: o seu amor a Torroselo e uma inusitada paixão pela Banda de Musica a par de qualidades extraordinárias que fizeram dele um grande Senhor.

Voltar

Procurar na página

OP© 2012 Todos os direitos reservados.