Em Setembro de 1938 era inaugurada a sede do Grémio, a "Casa da Cultura de Torroselo"
31-08-2012 22:53
O Grémio Torroselense Estrela D’Alva, associação regionalista fundada por F. Mendes Póvoas e outros dedicados torroselenses, inaugurou em Setembro de 1938, a sede que, todos nós, conhecíamos apenas por “Grémio”. Era nesta Casa que se realizavam as sessões solenes, projecção de cinema e teatro amador. Era a “Casa da Cultura de Torroselo”!
No jornal A Comarca de Arganil,1ª página da edição de 17 de Fevereiro de 1939, vamos encontrar em correspondência enviada de Torroselo, esta interessante reportagem, bem como a fotografia do edifício sede.
Torroselo (Seia), 11 – Conta esta localidade com uma associação regionalista (…) cuja accão tem sido notável, sobretudo no auxílio às crianças das escolas primárias locais.
Foi o dedicado torroselense Sr. Francisco Mendes Póvoas quem promoveu a criação da utilíssima instituição, a que foi dada a denominação de Grémio Torroselense Estrela D’Alva mantendo-se apenas com a quota mensal de 1$00 e o carinho de alguns particulares.
(…) Apesar das dificuldades, (…) os seus corpos gerentes conceberam o sonho de construir uma sede própria, o que se realizou com o valioso auxílio do Estado e da Câmara Municipal de Seia, (…) e de alguns associados, entre os quais é justo mencionar os Srs. Engenheiro Mendes Leal e o saudoso Dr. Augusto Sacadura (…).
Essa elegante sede, (…) foi dotada com várias e úteis dependências, tendo sido a sua inauguração feita em Setembro do ano passado e nela têm sido já realizados por amadores, vários espectáculos, que contribuem para que a nossa terra vá perdendo a monotonia de outrora.
A. Madeira
Fonte: A Comarca de Arganil, 17 de Fevereiro de 1939
———
Voltar