Serra da Estrela

Almada abre o novo museu da musica filarmónica

02-12-2012 22:08

 

A cidade de Almada inaugurou no dia 25 de Novembro o Museu da Música Filarmónica. Está situado na Rua Capitão Leitão, antiga Rua Direita de Almada. Neste local nasceu em 1894, Leonel Duarte Ferreira, que viria a ser maestro de várias filarmónicas do concelho de Almada e outros da Margem Sul.

Uma visita a não perder, num concelho onde a cultura popular é uma preocupação permanente da autarquia local.

Vale a pena recordar que o Município de Almada tem, no seu território, várias Bandas Filarmónicas.

A. Madeira

ALMADA ABRE O NOVO MUSEU DA MÚSICA FILARMÓNICA, NO CORAÇÃO DE ALMADA VELHA, NUMA DAS RUAS QUE SIMBOLIZA O PULSAR DO MOVIMENTO ASSOCIATIVO DA CIDADE.

Este sonho agora concretizado começou a delinear-se em 2009, quando após longos anos de diligências que desenvolvi diretamente por forma a localizar os proprietários, tive a honra de ver aprovada, por unanimidade, pela Câmara Municipal a proposta de aquisição da casa em ruínas onde nasceu o Maestro Leonel Duarte Ferreira, com o propósito de o homenagear, homenageando simultaneamente a atividade filarmónica enquanto expressão singular da identidade cultural e da história do nosso Concelho e do nosso Povo, e enquanto atividade fundadora do associativismo popular.

Maria Emília Neto de Sousa,

Presidente da Câmara Municipal de Almada

Fonte: Museu da Música Filarmónica

 

A música filarmónica em Almada

Tenho viajado em vários países, e tenho tido ocasião (como amador de música) de observar o desenvolvimento da música entre os vários povos, mas devo dizer que fiquei bastante admirado por encontrar, num meio tão pequeno como é Almada, tanto talento e boa vontade entre humilde gente que, não podendo, frequentar escolas, academias ou conservatórios que, em geral, são reservados para pessoas possuidoras de bastante dinheiro, podem formar bandas da qualidade das de Almada.

Leslie Howard,

Gerente da corticeira W. Ranking & Sons, no Gingal, Almada

In O Academia, 15/4/1928

Voltar

Procurar na página

OP© 2012 Todos os direitos reservados.